Pesquisar neste blogue

quarta-feira, 30 de abril de 2014


“Karate na Educação e Formação da Criança”


No mundo de hoje, valores como a disciplina, o respeito e o companheirismo são muitas vezes deixados de lado. Pai e mãe frequentemente trabalham e, por isso, muitas vezes não têm condições para ajudar a construir estes valores na criança, uma vez que estão muito pouco tempo em contacto com os filhos e que, normalmente, passam os seus dias em frente de uma televisão e/ou em contacto com companhias inadequadas. Além disso, as escolas, em geral, dão prioridade ao aspecto intelectual, pondo menos ênfase nos fundamentos da educação moral, cujos ensinamentos estão voltados para o comportamento disciplinar e social. Diversas pesquisas mostram que as crianças estão a ficar cada vez mais sedentárias, isso porque foram envolvidas pela tecnologia e não participam nas brincadeiras que movimentem os músculos do corpo.

É fundamental que as crianças iniciem a prática do karate bastante cedo, com isso conseguem desenvolver uma série de habilidades além de melhorar o condicionamento físico. Com o corpo saudável, a criança tem estímulos para aprender e ter um bom desempenho na escola. Como a infância é uma fase de intensas mudanças no corpo também o karate auxilia o crescimento da criança. As oportunidades para o auto desenvolvimento através do estudo desta modalidade são significativas, mas os benefícios de envolver as crianças num programa de Karate, são bem maiores. O desenvolvimento do esquema corporal é um dos factores mais importantes nesta fase, pois é o meio pelo qual a criança toma consciência do seu corpo e das suas possibilidades de se expressar.

Crianças hiperactivas, inquietas, com história de falta de limites ou agressividade são encaminhadas, por médicos, educadores e psicólogos, para as aulas de Karate que é conhecido pelos seus conceitos de comportamento, respeito e disciplina. A prática do Karate tem influência sobre os aspectos motores, cognitivos e afectivos da criança, ajudando-a a desenvolver-se: coordenação motora, lateralidade, orientação espaço - temporal, equilíbrio, concentração, respeito, disciplina, paciência e amizade. Essa influência positiva sobre os aspectos psicomotores, tem grande importância desde a educação infantil, ajuda a criança a desenvolver-se melhor e de forma global. Esta modalidade ensinada por instrutores qualificados trará benefícios inestimáveis para a criança, pois se ela for bem orientada e motivada, será um grande passo para se evitar o aparecimento de certos vícios nocivos à saúde.

Podemos dizer que a prática correcta auxilia fortemente a educação, formação e desenvolvimento da criança. Ela aprende a respeitar, a prestar atenção e a relacionar-se com os outros. O karate não significa o estímulo à agressão, mas sim o desenvolvimento físico e intelectual da criança. Como actividade física e recreativa, a aula procura estimular o condicionamento físico e a coordenação motora.

O karate vai ajudar a desenvolver a parte intelectual da criança, preparando-a para conviver dentro da sociedade, introduzindo, a disciplina e o respeito, não somente na aula de Karate, mas também nos vários espaços que frequenta. Este desenvolvimento hoje, irá ser determinante no nível do sucesso e felicidade que irá surgir quando adultos. Está provado que o Karate desenvolve estas qualidades nas crianças, levando a uma vida mais saudável, mais feliz e com mais sucesso.

Sensei, Rui Caipira


Fonte:IJKA Portugal

Provincial de Luanda
Cadetes, Juniores e Sub 21
26/04/2014



















Spring Gasshuku JKA
Tokyo - Japão
Abril 2014











 Provincial de Luanda/ Séniores
 Abertura de época 2014
29/03